capa_verduras

5 alimentos do dia a dia que são desintoxicantes

julho 13, 2017

Que tal aproveitar as baixas temperaturas para turbinar a dieta ou só contribuir com o corpo no  aumento do gasto calórico? No frio o nosso corpo consome mais calórias a fim de manter a temperatura ideal do nosso corpo. Se você é antenada em alimentação funcional e saudável já deve ter se deparado com o termo “Detox”. A palavra “Detox” significa, como o próprio nome sugere, uma “desintoxicação” do corpo, isto é, manter uma alimentação saudável e orgânica, livre de agrotóxicos, transgênicos, hormônios, sódio, conservantes e industrializados. Muito além dos alimentos que não estão presentes na nossa rotina, os alimentos “detox” podem estar e integrar qualquer receita, talvez você já utilize alguns dos ingredientes na sua dieta, que são mais conhecidos do que você imagina. Vamos saber mais sobre alguns?

1 –  Alho
O alho é um alimento saudável, rico em nutrientes (vitaminas, sais minerais e aminoácidos). Além de ser ótimo para o sistema nervoso, ele previne o aparecimento de alguns cânceres e previne doenças relacionados ao estômago como úlceras. Além de ter ação anti-inflamatória, ele melhora as enzimas do fígado, protegendo-o e ajudando no processo de limpeza.

2 –  Verduras crucíferas
Já comprovados cientificamente, esses vegetais possuem além de vitaminas e minerais, substâncias com propriedades anticarcinogênicas. Esses vegetais possuem compostos fitoquímicos chamados glucosinolatos que são importantes para a saúde pois conferem proteção para as células durante o estresse oxidativo e ativam enzimas de desintoxicação hepática. São elas verduras como: brócolis, couve-flor, aspargos e couve-de-bruxelas, que também são capazes de ativar enzimas responsáveis por eliminar toxinas.

 

Assortment of cabbages on old wood background

3 – Limão

O limão é uma fonte riquíssima de vitamina C, conhecida por seus benefícios à saúde e também à beleza. Ela age na luta contra os radicais livres e tem ação na renovação celular, ou seja, ajuda a melhorar a saúde como um todo e a rejuvenescer de dentro para fora. O limão é totalmente versátil, pode ser utilizado tanto como acompanhamento em praticamente qualquer alimento e como fonte principal (suco de limão). Tem ação alcalinizante e é rico em terpeno, substância que ajuda o fígado a se livrar de impurezas.


4 – Maçã
A concentração de fibras e vitaminas B, C e E faz da fruta uma importante aliada na prevenção de doenças. Além de ser uma aliada contra a diabetes por conter pectina, uma uma fibra que ajuda no controle da glicemia, ela possui alta ação adstringente, ativa a liberação da bílis o que ajuda a eliminar toxinas.

macas


5 – Água
A água é o principal combustível e fonte de vida para qualquer ser na terra, por isso é preciso que fique claro que o consumo de água é essecial e imprescindível. Os benefícios de beber água, vão além de sobrevivência e manter a pele e cabelos saudáveis. Consumir mais água ajudar a regular o intestino, diminuindo a prisão de ventre, regular a temperatura corporal, melhorar o funcionamento dos rins, diminuir o inchaço e melhorar a circulação sanguínea. É purificante e também condutora.