cd44b366baa955efef83eedb240afcf1

5 dicas para enfrentar os dias secos

setembro 28, 2016

Os efeitos do tempo seco no corpo humano são visíveis nesta época quente, mas existem algumas maneiras para evitar que o corpo adoeça e sofra com a falta de umidade do ar, por isso, a Clínica Lintz separou 5 dicas para você enfrentar o clima seco sem prejudicar a saúde e com muito bem-estar

1) Mantenha-se hidratado:
Na primavera/verão o consumo de água deve ser redobrado. Além do tempo quente e da desidratação através da transpiração, o clima seco não contribui, e é preciso compensar a falta de água na atmosfera com a ingestão da mesma. Leve sempre uma garrafinha de água na bolsa e reabasteça onde puder. Aposte também nos sucos refrescantes como complemento da ingestão de água.

6rpc76i3ycifr40fe71beejmw

2) Evite exercícios ao ar livre das 10 horas às 16 horas:
Praticar qualquer atividade exige um pulmão saudável e o tempo seco sobrecarrega o órgão, o ideal é preferir atividades físicas indoor, ou se preferir, fuja dos horários com maior incidência do Sol, opte por se exercitar de manhã ou no começo da noite. As atividades aquáticas são muito bem vindas nesta época do ano, tais como hidroginástica e natação.

3) Evite alimentos pesados e calóricos:
No calor o corpo trabalha mais lento para manter tudo funcionando e manter a pressão sanguínea regular. Evite comer alimentos pesados, gordurosos e de difícil digestão, seu consumo durante as altas temperaturas pode causar má digestão, gases e quedas de pressão. Aproveite para comer alimentos refrescante, aposte nas saladas e verduras cruas e frutas.

verao-frutas

4) Abuse do soro fisiológico e água boricada:

Com o tempo seco a produção de fluidos do corpo fica escassa, por isso o nariz, os olhos e garganta coçam tanto e as doenças crônicas atacam nesta época. Para amenizar os sintomas na garganta a solução já está implicita na dica 1, manter-se hidratado. Já o nariz e os olhos merecem atenção especial, abuse do soro fisiológico, não tem contra indicação e é melhor que usar colírios e descongestionantes nasais.

soro-fisiologico-nariz

5) Umidifique o ar artificialmente:
Você está ensaiando comprar um umidificador pra casa e até agora o plano não saiu do papel? Essa é a hora pra investir na saúde. Levar o umidificador para ambientes com ar-condicionado ajuda a amenizar a sensação seca. Se você não tem umidificador em casa aposte em baldes com água ou em uma toalha molhada pendurada próxima a cama, antes de dormir.