capa_festa_junina

5 quitutes liberados nas Festas Juninas

junho 07, 2017

Festas Juninas são sempre lembradas pela gastronomia. Regadas a muita bebida, comidas doces e salgadas essa festa típica brasileira a primeira vista pode parecer o terror das dietas, mas se analisarmos profundamente, nem tudo é tão proibido assim, por isso, a Clínica Lintz selecionou os 5 quitutes “liberados” para quem quer curtir a data sem se preocupar com a balança!


Milho verde: Muito consumido nas festas juninas, o Milho verde possui diversos nutrientes, como as vitaminas A, C, o magnésio e principalmente a B1, responsável pelo metabolismo, a quebrar mais gorduras no organismo e gerar mais energia. A B1 também é muito importante para o bom desenvolvimento do sistema nervoso. Outro componente do milho são as fibras, que ajudam a diminuir o nível de colesterol e de açúcar no sangue, diminuindo também o risco de doenças cardiovasculares.
milho

Pipoca: A pipoca é um dos alimentos super liberados da lista. Além de possuir poucas calorias, ainda oferece maior saciedade de que outros quitutes. A dica é consumir a pipoca com pouco sal e deixar de lado condimentos como maionese e catchup, mas se for um molhinho de pimenta está liberado, a pimenta ainda auxilia na queima de calorias!
Festa-Junina-Pipoca1
Quentão: Apesar do quentão possuir álcool (que tem restrição em algumas dietas) ele é uma bebida amiga. O gengibre parte importantíssima da receita, acelera o metabolismo e ainda esquenta o organismo ( o que é ótimo nesse tempinho frio) acelerando também a perda calórica.

quentao

Amendoim: O amendoim é um alimento calórico, mas nem sempre calorias são negativas, o amendoim é cheio de vitaminas e gorduras boas que ajudam o organismo. Além disso, o amendoim contém quantidades consideráveis de antioxidantes, se aproximando das quantidades encontradas em amoras e morangos. As substâncias com efeito antioxidante mais importante são os polifenóis, especialmente o ácido p-cumárico. A concentração desse ácido pode ainda ser aumentada em até 22% quando o amendoim é torrado. Ou seja, aposte no amendoim natural, nada daqueles com cascas artificiais e cheios de sódio.

Pinhão: O pinhão é uma semente extremamente rica em nutrientes como cálcio, ferro, fósforo, vitaminas A e C e proteínas e muito consumido em festas juninas.