vitaminas-para-pele-do-rosto

7 hábitos que envelhecem a pele

outubro 20, 2016

Cuidar da pele vai muito além de passar hidratante antes de dormir. Nossa alimentação, o tempo, nossos hábitos e até a poluição da cidade em que moramos pode ajudar ou prejudicar a saúde e a jovialidade da sua pele. Quer conhecer os X hábitos que você deve abandonar agora mesmo?

1 – Cigarro
Quem fuma diminui a oxigenação no organismo, o que resulta em uma pele amarelada, grossa e opaca por conta da nicotina. Além de todos os problemas que podem ser causados pelo cigarro ele ainda provoca distúrbios no metabolismo e acelera a perda de colágeno, células responsáveis por dar sustentação e elasticidade à pele, favorecendo a flacidez.

imghandler

2 – Estresse
O estresse emocional altera nossos hormônios, aumentando a liberação de corticoide endógeno e adrenalina, o que deixa a pele mais oleosa e com muita acne. Além disso a pele fica mais sensível à doenças e infecções.

nov-07-03-620x315

3 – Não notar a poluição
A oxidação é um processo natural que acontece no organismo, mas que envelhece as células. O excesso de poluição oxida as células tanto da pele como do organismo todo. Por isso, para evitar essa reação, é importante proteger a pele diariamente, aplicando protetor solar, hidratante e fazendo a higienização para eliminar as impurezas.

4 – Beber pouca água
Um dos primeiros sinais da falta de água (desidratação) se dá na pele e nas mucosas. A falta de ingestão de água deixa a pele flácida e perde o turgor, demorando para voltar ao seu estado natural, quando sofre uma distorção. Se isso demora para acontecer, é sinal de que está desidratada e flácida. Além de deixar a pele hidratada e firme, beber água também favorece a excreção de toxinas, substâncias que prejudicam a pele.

5 – Não usar protetor solar
O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente. Aparecem então,manchas, sardas, flacidez, pele áspera, aumento das rugas e, em alguns casos, câncer de pele. O FPS, para o dia a dia, nunca deve ser menor que 30 para rosto, colo, pescoço e mãos (regiões da pele mais sensível) e 15 para o restante do corpo.

protetor-solar-infantil

 

6 – Falta de alimentação equilibrada.
Uma dieta equilibrada, rica em vegetais, incluindo frutas diversas, leguminosas, cereais e hortaliças é a melhor proteção contra os radicais livres, inimigos da pele, as substâncias ativas encontradas nestes alimentos são excelentes antioxidantes que neutralizam a ação destes radicais. Priorize alimentos ricos em: Vitamina C (laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis, tomate), vitamina E (amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, vegetais folhosos), vitamina A (cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão), bioflavonoides (frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas), entre outros nutrientes encontrados em alimentos frescos.

7 – Dormir mal
Sem sono adequado não existe reparo. Durante o sono, produzimos hormônios “rejuvenescedores”, como a melatonina e o hormônio do crescimento. Estes hormônios são “calmantes” e reparadores. A falta de sono provoca estresse e não dá tempo para o organismo descansar. Resultado: pele sem viço e com olheiras.

Person Asleep at Laptop computer