Abdominoplastia Cirurgia Plástica do Abdome

março 21, 2012

  AbdominoplastiaCirurgia Plástica do AbdomeÉ a cirurgia plástica que faz a retirada dos excessos de pele e gordura do abdome e a aproximação dos músculos abdominais quando eles estão afastados. A abdominoplastia corrige, também, problemas estéticos causados por distensões provenientes da obesidade, flacidez da musculatura e gestações ,que alteram a parede abdominal da mulher. A abdominoplastia pode ser associada com outras cirurgias, como por exemplo lipoaspiração e mamoplastia, dependendo das condições clínicas pré-operatórias, do desejo do paciente e da indicação do cirurgião plástico.

Procedimento Cirúrgico da Abdominoplastia

A anestesia na abdominoplastia pode ser peridural ou geral e o tempo de internação varia de 24 a 48 horas. Na cirurgia é feita uma incisão horizontal na região supra-púbica (na mesma posição da cicatriz de cesárea) com extensão lateral e, em seguida, o deslocamento da parede anterior e lateral do abdome de forma criteriosa. Isso permite o tratamento efetivo da parede na abdominoplastia, recuperação mais rápida e resultado estético bem natural.

Pós-operatório da Abdominoplastia

Durante as primeiras semanas após a abdominoplastia, o paciente não deve fazer esforço físico para evitar o risco das suturas feitas na musculatura se abrirem;
 De 10 a 15 dias precisa manter a postura curvada e usar uma cinta para evitar tensão na cicatriz;
A cinta elástica ou compressora deve ser usada por um mês, no mínimo;
A genética e os cuidados intra e pós-operatórios são os fatores mais importantes para um bom resultado;
O tratamento das cicatrizes é fundamental para um resultado estético satisfatório;
Depois de 30 dias da cirurgia é indicado o uso de cremes cicatrizantes e hidratantes e a colocação de uma placa de silicone por 3 meses;
O resultado final da cicatriz é obtido no período de 6 meses a um ano após a cirurgia e o resultado da abdominoplastia como um todo é notado depois de 12 a 18 meses, período necessário para a acomodação dos tecidos e amadurecimento da cicatriz.