criancas2

Alimentação saudável na infância

outubro 09, 2016

A formação do hábito alimentar começa desde os primeiros anos de vida e o sucesso de uma vida saudável está na iniciação da alimentação balanceada. Após o desmame inicia-se a introdução de novos alimentos na rotina alimentar da criança e é a partir deste momento é que os pais devem começar a introduzir alimentos saudáveis.
É nesse momento que, os pais devem ter disciplina e postura para apresentar ao filho o mundo da alimentação balanceada. Muitas crianças possuem certa resistência à certos alimento, sejam por sua consistência, sabor até mesmo cor, por isso é sempre importante ter criatividade.

 

Aposte nos sucos.
Seu filho não gosta de comer couve? Bata ela junto com o suco de alguma fruta que a criança goste, mas sempre dosando para não estranhar ao paladar.

Faça pratos criativos.
As crianças são muito visuais então quanto mais colorido for o prato melhor. Criar desenhos com os alimentos também são ideias legais, faça um chão de alface, uma árvore de brócolis, um caminho de feijão, um sol com cenouras e etc, deixe a imaginação fluir!

Prefira farinha integral
Se for fazer bolo, pão e biscoitos em casa, prefira sempre a farinha integral, a farinha branca não contém nenhum nutriente e é puro carboidrato, a farinha integral ainda preserva nutrientes do trigo

Troque o corante artificial por alimentos coloridos
Você costuma utilizar corantes artificiais nos alimentos? Além de provocar alergias, eles não somam nada na alimentação das crianças. Se você costuma utilizar o corante vermelho, que tal trocar por beterraba em pó? Além de colorido a preparação ficará ainda mais nutritiva!

Prefira sucos naturais
É inevitável o consumo de refrigerantes em festas de família e amigos, mas em casa você pode trocar a bebida por sucos naturais. Se você não tem tempo no dia-a-dia para prepará-los informe-se sobre os sucos com pouco ou nenhum açúcar e sem conservantes para comprar e deixar sempre à mão.

Dê exemplo.
A criança aprende muito por imitação, se você não come brócolis, não adianta querer que seu filho coma. Seja o exemplo e siga a mesma alimentação que quer passar para seu filho.