22_lintz2

Como cuidar das picadas de inseto?

dezembro 12, 2016

Vai viajar para um lugar com muita mata ou para a praia e sua preocupação vai além do filtro solar? Os insetos estão por toda parte, embora sua picada não seja perigosa para a maioria das pessoas (que não possuem alergia) sua ferroada acaba soltando um tipo de veneno que incomoda bastante e o ato de coçar a região, pode, além de espalhar esse veneno, acarretar em alguns outros problemas na pele ou aumentar ainda mais a coceira.

A picada de inseto pode causar dor e desencadear uma reação alérgica, e a atenção e gravidade desta reação irá depender da sua sensibilidade ao veneno. A maioria das reações é leve, provocando coceira, ardência e inchaço que somem em um ou dois dias. Uma reação tardia pode desencadear febre, urticária, dor nas articulações e inchaço nas glândulas.

Felizmente, em poucas pessoas desencadeiam reações graves, anafilaxia, às picadas, com náusea, edema facial, dificuldade para respirar, dor abdominal, aumento da pressão arterial.

Quando as reações são leves, os cuidados são bem simples.
Nunca esqueça de passar o repelente. Ele impedirá a chegada do mosquito, mas se caso houver uma região infestada e você for picado, afaste-se e tente retirar o ferrão. Lave a área com água e sabão. Uma compressa fria pode reduzir a dor e o inchaço; analgésicos podem aliviar a dor das picadas; cremes tópicos podem aliviar a coceira, como loção de calamina ou aqueles que contêm aveia coloidal ou bicarbonato de sódio, enquanto outros ajudam a controlar a dor. Reações alérgicas podem provocar náuseas ligeiras e cólicas intestinais, diarreia, inchaço local.

Já as reações graves podem progredir rapidamente. caso sinta dificuldade em respirar, inchaço nos lábios, desmaio, tontura, batimento acelerado ou vômito, dirija-se rapidamente ao pronto socorro. Após o susto, procure um dermatologista e descubra mais sobre possíveis alergias e prevenir-se.