capa_negra

Cuidados específicos para a pele negra

novembro 22, 2017

Muito mais do que a quantidade mais alta de melanina, a pele negra se diferencia por cuidados específicos. A pele negra possui pontuais características que as diferem de peles mais claras, sendo elas: Maior proteção contra os efeitos nocivos do sol, que além de reduzir a propensão aos tumores cutâneos, minimiza o fotoenvelhecimento e o aparecimento precoce de rugas.

Outra vantagem da pele negra são a maior quantidade de fibroblastos, responsáveis pela produção de colágeno, que garante mais elasticidade e firmeza à pele. Em contrapartida, a pele negra têm maior propensão à oleosidade, manchas, foliculite e acnes.

Por isso, a Clínica Lintz Separou algumas dicas para você cuidar da pele e estar super preparada para o verão.

Filtro solar é obrigatório
Apesar da proteção extra que a pele negra recebe pela quantidade maior de melanina, não dispensa o uso do filtro solar. O risco ainda é grande e a proteção é obrigatória. Por ter tendência à oleosidade extra, prefira Filtros Solares “oil free” (sem óleo), para não agravar ainda mais a oleosidade natural da pele.

negra_filtro

 

Lave o rosto no máximo duas vezes ao dia
Muitas pessoas acreditam que a solução para a pele oleosa é limpá-la sempre que possível, na teoria pode até fazer sentido, mas deixar a pele seca pode desencadear um efeito rebote, o corpo pode entender que a pele está seca e redobrar a produção natural de oleosidade, portanto mantenha uma média de duas “lavadas” por dia.



Esfoliar é o segredo!
A combinação de oleosidade em excesso e pelos encaracolados facilita o surgimento de pelos encravados, por isso é extremamente importante apostar na esfoliação da pele. A dica é fazer uma vez por semana durante o banho nas áreas mais atingidas,  a água quente vai abrir os poros e tornar a esfoliação ainda mais eficiente.

negra_esfoliante


Hidratação reforçada!
A pele negra costuma ser bem oleosa em alguns pontos, outros, no entanto, sofrem com excesso de ressecamento. Por ter a epiderme mais espessa, algumas regiões possuem dificuldade em manter-se hidratadas naturalmente, são elas: cotovelos, joelhos e calcanhares, por isso, abuse do hidratante por todo corpo, mas dê atenção à essas áreas!