capa_lintz2_dormir

Dicas para melhorar a qualidade do seu sono

novembro 10, 2017

Pode parecer um conselho simples, mas ele pode fazer toda a diferença na sua rotina: durma mais e melhor. Muitas pessoas sofrem com insônia ou acordam durante a noite e se sentem prejudicadas no dia seguinte, mas dormir bem é uma questão de saúde e bem estar, e exige alguns cuidados para garantir que essa experiência só traga benefícios, por isso separamos algumas dicas para você aproveitar e descansar o suficiente para o seu organismo funcionar muito melhor.

Deixe a experiência agradável:
Conheça seus hábitos e como seu organismo funciona, durma em um ambiente com uma temperatura agradável (nem muito frio e nem muito calor), mantenha todas as luzes apagadas para auxiliar a chegada do sono. Se o ambiente for livre de poluição sonora a experiência será muito melhor.

O cochilo pode não ser um vilão:

Muitas pessoas sentem a necessidade de cochilar após o almoço ou no meio da tarde. Essa soneca pode atrapalhar seu sono a noite a menos que for uma cochilada rápida de no máximo 40 minutos. Tirar cochilos muito longos à tarde podem “roubar” seu sono a noite e prejudicar todo seu dia seguinte

Tente dormir e acordar sempre no mesmo horário:
É claro que é praticamente impossível sempre dormir e acordar no mesmo horário, mas tenta criar a rotina pelo menos durante a semana, assim você já educa seu corpo e seu organismo já saberá a hora de ir se desligando e isso garantirá melhor qualidade do seu sono. Tente não fugir muito destes horários aos finais de semana.

Evite produtos com cafeína durante a noite:
Todo mundo sabe que o cafezinho no fim do expediente pode atrapalhar a chegada do sono e o guaraná antes do treino também não é uma boa opção se você faz exercícios no fim da tarde ou à noite. Tente substituir produtos que dão muita energia e roubam o sono por alimentos e bebidas mais calmantes, como o maracujá, o chá de camomila ou até mesmo um leite morno ou uma taça de vinho.