Implantes de Silicone Mamoplastia de Aumento

março 15, 2012

Implantes de Silicone Mamoplastia de Aumento
A cirurgia plástica dos seios tem como objetivo remodelar as mamas, suspendendo e retirando o excesso de pele e de tecido mamário existentes. Na mamoplastia de aumento, é realizada a inclusão de implantes mamários de silicone sob a forma de gel envolvido por material resistente de diversas texturas. Esse material é bem tolerado pelo organismo e não interfere na fisiologia humana, podendo ser utilizado com finalidades estéticas ou reparadoras.
Os implantes mamários de silicone são indicados para pacientes com mamas pequenas e ou caídas ou para aquelas que, após a amamentação, tiveram o volume mamário reduzido. É recomendada para corrigir mamas assimétricas

e para complementar o tratamento de reconstrução de mamas secundárias ou, ainda, em casos de reconstrução mamária após mastectomia. O volume deve ser discutido na consulta médica, pois devem ser levados em consideração fatores como tipo de tórax, qualidade de pele, características das mamas e posicionamento das aréolas.

Os implantes de silicone tiveram uma evolução técnica muito importante nos últimos anos, sendo um dos motivos de aumento do número de cirurgias de aumento mamário. Na realidade o objetivo é a harmonização do corpo através da inclusão de implantes dentro de critérios estéticos, evitando estigmatização de resultado.

Procedimento Cirúrgico de Inclusão de Implantes de Silicone

O método adotado para inserir e posicionar a prótese depende da anatomia do paciente e da recomendação do cirurgião.
A incisão pode ser feita no sulco mamário (dobra inferior dos seios), ao redor das aréolas ou nas axilas. O cirurgião cria uma bolsa na região posterior da glândula mamária ( retroglandular), atrás do músculo (retromuscular) ou da fáscia muscular (tecido que evolve o músculo), na qual o implante é colocado. Utilizamos um dreno de aspiração que permanece por um prazo de 1 a 3 dias para evitar o acúmulo de sangue e seroma. O tempo da cirurgia varia de 60 a 90 minutos. A internação varia de 12 a 24 horas.

Pós-operatório

• Evitar esforços físicos durante o período de 30 dias;
• Exceto nos casos em que se opta pela inclusão dos implantes atrás dos músculos, quando existe um desconforto maior, não é comum que a paciente sinta dor importante. O desconforto é tratado com analgésicos e antiinflamatórios;
• O resultado definitivo da mamoplastia é obtido após um ano.