Lipoaspiração Lipoescultura

março 17, 2012

LipoaspiraçãoLipoescultura
É grande o número de pessoas desconfortáveis com o excesso de gordura localizada, que se mantém irredutível mesmo com a prática de exercícios físicos e uma dieta balanceada. Objetivando um resultado estético mais satisfatório, a lipoaspiração propõe delinear a silhueta, mas não é um procedimento para a perda de peso ou solução para a obesidade. Por isso, a lipo é recomendada a pacientes com peso normal, boa consistência do tecido celular subcutâneo e boa elasticidade na pele. As partes do corpo recomendadas para a lipoaspiracao são: axilas, braços, quadris, coxas, culotes, abdome, joelhos, dorso, pescoço e abaixo do queixo.

Procedimento Cirúrgico de Lipoaspiração

A lipoaspiração é realizada por meio de pequenas incisões cuidadosamente posicionadas no local onde há excesso de gordura. Essa gordura é aspirada através de cânulas de diferentes espessuras e tamanhos, ligadas a um aspirador a vácuo ou a uma seringa, visando refinar o contorno da região. O resultado é um contorno corporal mais suave e proporcional, com cicatrizes praticamente imperceptíveis.
A anestesia na lipoapiração depende do volume de gordura a ser retirado e da área a ser operada: pode ser local, local com sedação, peridural ou geral. O tempo de internação é de 12 a 24 horas, conforme a extensão da lipoaspiração. Deve-se respeitar um limite de retirada de gordura que varia de 5 a 7% do peso corporal, não se estendendo além de 40% de área de superfície corporal (Resolução 1711-03 do Conselho Federal de Medicina). A lipoescultura é a retirada de gordura das áreas com excesso e enxerto da mesma em área receptora, como nos glúteos, por exemplo.

Pós-operatório da Lipoaspiração

• A cirurgia causa desconforto, por isso, é comum a receita de analgésicos;
• Fazer repouso relativo durante os cinco primeiros dias após a cirurgia;
• Usar cinta compressiva durante o primeiro mês após a cirurgia para que a compressão seja mantida e seja reduzido o edema (inchaço);
• A exposição ao sol só é permitida após 30 dias, de forma gradativa e com o uso de filtro solar;
• É fundamental fazer drenagem linfática pós-operatória para diminuir o edema e evitar o aparecimento de fibroses (cicatrizes internas) nas áreas aspiradas.