Nutrição

Nutrição é uma ciência que abrange uma área do conhecimento extremamente ampla, multidisciplinar e interprofissional. Desde a época de Hipócrates ( pai da medicina) a Nutrição já tem sua importância (COZZOLINO et al.,2013). Mas ganhou status no século XIX e no final do século XX, motivado pela procura da Alimentação Saudável, Conquista e Manutenção da Saúde e de Boa Forma Física.
As perspectivas para a nutrição e alimentação são infinitas neste milênio. Por este motivo a relação entre nutrição e saúde é um desafio constante, e os profissionais inseridos na área da saúde devem acompanhar as mudanças científicas e os novos eventos tecnológicos (CUKIER et al.,2005).
Vale ressaltar que atualmente a Nutrição tem como preocupação maior indicar alimentos que condiz com o estado do paciente, respeitando sua individualidade. O consumo excessivo de um alimento considerado saudável pode estar na origem de doenças como obesidade, hiperatividade, depressão, alergias, entre outras. Não há como dizer se um alimento é bom ou ruim para uma pessoa sem que se conheça bem o seu metabolismo (PASCHOAL et AL., 2007).
A utilização da nutrição clínica funcional auxilia na identificação de possíveis desequilíbrios nutricionais; inquérito alimentar, exames laboratoriais, teia alimentar entre outros, estabelecendo um bom parâmetro para elaboração de planos alimentares, de acordo com a necessidade de cada paciente.
O papel da Nutrição para o sucesso do tratamento vem para somar, e oferecer como base o alimento natural que, quando em combinação, promove a vitalidade positiva.

Referências Bibliográficas
• COZZOLINO , S.M.F. et al. Bases bioquímicas e fisiológicas da nutrição nas diferentes fases da vida, na saúde e na doença (SP).2013.Manole
• CUKIER,C . et.al .Nutrição baseada da fisióloga dos órgãos e sistemas.(SP).2005 .Sarvier.
• PASCHOAL ,V.et al. Nutrição Clínica Funcional (SP) .2007.Coleção Nutrição Clinica Funcional.

Vanessa Leal
CRN. 34948.