Nutrição

Nutrição é uma ciência que abrange uma área do conhecimento extremamente ampla, multidisciplinar e interprofissional. Desde a época de Hipócrates ( pai da medicina) a Nutrição já tem sua importância (COZZOLINO et al.,2013). Mas ganhou status no século XIX e no final do século XX, motivado pela procura da Alimentação Saudável, Conquista e Manutenção da Saúde e de Boa Forma Física.
As perspectivas para a nutrição e alimentação são infinitas neste milênio. Por este motivo a relação entre nutrição e saúde é um desafio constante, e os profissionais inseridos na área da saúde devem acompanhar as mudanças científicas e os novos eventos tecnológicos (CUKIER et al.,2005).
Vale ressaltar que atualmente a Nutrição tem como preocupação maior indicar alimentos que condiz com o estado do paciente, respeitando sua individualidade. O consumo excessivo de um alimento considerado saudável pode estar na origem de doenças como obesidade, hiperatividade, depressão, alergias, entre outras. Não há como dizer se um alimento é bom ou ruim para uma pessoa sem que se conheça bem o seu metabolismo (PASCHOAL et AL., 2007).
A utilização da nutrição clínica funcional auxilia na identificação de possíveis desequilíbrios nutricionais; inquérito alimentar, exames laboratoriais, teia alimentar entre outros, estabelecendo um bom parâmetro para elaboração de planos alimentares, de acordo com a necessidade de cada paciente.
O papel da Nutrição para o sucesso do tratamento vem para somar, e oferecer como base o alimento natural que, quando em combinação, promove a vitalidade positiva.Referências Bibliográficas
• COZZOLINO , S.M.F. et al. Bases bioquímicas e fisiológicas da nutrição nas diferentes fases da vida, na saúde e na doença (SP).2013.Manole
• CUKIER,C . et.al .Nutrição baseada da fisióloga dos órgãos e sistemas.(SP).2005 .Sarvier.
• PASCHOAL ,V.et al. Nutrição Clínica Funcional (SP) .2007.Coleção Nutrição Clinica Funcional.

Vanessa Leal
CRN. 34948.

Benefícios do acompanhamento nutricional em cirurgia plástica

O Brasil é um dos países que mais realiza procedimentos de cirurgia plástica no mundo. De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS), a quantidade de intervenções realizadas no ano de 2016, mostrou que o país está em segundo lugar no mercado, perdendo apenas para os Estados Unidos.
Este tipo de procedimento cirúrgico exige atenção ao estado nutricional do paciente, pois, elevados índices de massa corporal (IMC) estão associados ao aumento da concentração de fatores inflamatórios no organismo. A nutrição inadequada, também aparece como uma das principais causas de complicações pós-cirúrgicas. A deficiência de micro e macro nutrientes contribui para alteração na resposta inflamatória, podendo levar ao atraso e falha no processo de regeneração tecidual.
Neste contexto, é de extrema importância o acompanhamento nutricional desde o período pré-operatório. Nesta fase, deve-se avaliar o estado nutricional do paciente, promover hábito alimentar saudável, bem como suplementação de vitaminas C, K, B9, B12 e ferro, a fim de proporcionar melhor cicatrização. Além dos cuidados já citados acima, é importante suspender o uso de suplementos alimentares, de uso contínuo, que possam interferir na coagulação sanguínea.
Já no pós-cirúrgico, é importante promover adequada hidratação, consumo de proteínas, carboidratos, ômega 3, vitaminas A, do complexo B, C, E, K, minerais como ferro, zinco, magnésio e aminoácidos essenciais. Além disso, é imprescindível a restrição de alimentos ricos em gordura saturada, açúcares e sódio.
Deste modo, a realização de uma dieta adequada no pré e pós-operatório, resulta em melhor estado nutricional do paciente, proporcionando boa recuperação e cicatrização tecidual.

Fontes consultadas:
• International Society of Aesthetic Plastic Surgery. Demand for cosmetic surgery procedures around the world continues to skyrocket – USA, Brazil, Japan, Italy and Mexico ranked in the top five countries. 2017. Disponível em https://www.isaps.org/medical-professionals/isaps-global-statistics/ > Acesso em: 9 Jun.2018.
• Badwal RS, Bennett J. Nutritional considerations in the surgical patient. Dent Clin North Am. 2003; 47:373- 93.
• Okamoto Y,  Okano K, Izuishi K, Usuki H, Wakabayashi H, et al. Attenuation of the Systemic Inflammatory Response and Infectious Complications After Gastrectomy with Preoperative Oral Arginine and ω-3 Fatty Acids Supplemented Immunonutrition. World J Surg 2009; 33:1815-21.
• Rocha Cl, Paula VB. Nutrição funcional no pós-operatório de cirurgia plástica: enfoque na prevenção de seroma e fibrose. Rev. Bras. Cir. Plást. 2014; 29:609-24.
• Rahm DH, Labovitz JM. Perioperative Nutrition and the Use of Nutritional Supplements. Clin Podiatr Med Surg. 2007; 24:245-59.