vitaminaD

Os benefícios da Vitamina D

maio 12, 2016

A Vitamina D exerce papel importante no equilíbrio do cálcio no organismo. Acredita-se que a forma ativa da vitamina D apresenta efeitos imunomoduladores sobre as células do sistema imunológico. A deficiência desta vitamina está relacionada com várias doenças autoimunes como diabetes, esclerose múltipla, doença inflamatória intestinal, lúpus e a artrite reumatoide.

Nos últimos anos vem aumentando consideravelmente o número de pessoas com deficiência de vitamina D. Conseguimos obter a vitamina D por três formas: luz solar, alimentação ou suplementação (no caso de uma deficiência). A melhor forma de captarmos essa vitamina é pelos raios UV do sol, lembrando que para obtenção da vitamina D é necessário de 20 a 30 minutos de exposição, sem proteção solar nos braços e pernas e sem vestuário. A cor da pele também influencia: quanto mais escura a cor, mais demorada é a produção desta vitamina pelo sol. Os idosos também tem dificuldade de obter esta vitamina pela pele.

Na alimentação, as boas fontes de vitamina D são: salmão Selvagem, atum, óleo de fígado de bacalhau, óleo de salmão, ostras (cruas), leite de vaca (fortificado) e ovos (cozidos).