Fresh turmeric root, and ground spice - shallow depth of field

Os Benefícios do Açafrão

agosto 03, 2016

Muito antes de ser um tempero forte e marcante, o Açafrão é conhecido pelos seus benefícios ao nosso corpo. Incluí-lo na dieta pode ser uma maneira de ingerir diversos minerais e vitaminas, com destaque para o potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial e previne derrames e infartos.

O Açafrão, também é fonte de vitaminas C, aliada da imunidade, e vitamina B6, que é benéfica para o cérebro. O tempero ainda conta com ferro, que previne anemias, manganês, essencial para o metabolismo do colesterol e para o crescimento, cálcio, que é aliado dos ossos e dentes, e magnésio, importante para o metabolismo e controle da glicose no sangue. Ele também possui proteína, boa para os músculos, gordura e um elevado teor de fibra solúvel, que melhora o trânsito intestinal. O seu grande valor reside na curcumina, um polifenol com ação antioxidante e anti-inflamatória e que da a cor alaranjada ao composto.

O tempero é fonte de carotenóides, que mostraram ser úteis contra doenças do envelhecimento, como a degeneração macular e catarata nos olhos e rugas. Além disso, O Açafrão também ajuda na proteção dos raios solares nocivos, tanto na pele quanto nos olhos. Ele ajuda na regulação do ácido graxo das membranas celulares, tornando os olhos forte e uma proteção maior. O Açafrão tem propriedades anti-bacterianas. Ele podem ser muito benéfico na redução da Acne e pode ser aplicado diretamente sobre a área afetada. Ele age como um esfoliante natural e pode ajudar na remoção de células mortas. Além disso, O Açafrão também pode ser aplicado juntamente com o leite para clarear a pele e remover pigmentos.

No Açafrão encontramos uma substância chamada Crocin, que auxilia no combate ao câncer, que junto ao safranal, inibe o aparecimento de tumores, e também por ser antioxidante ajudam na preservação da memória. Além disso, mantendo a ingestão regular de açafrão, doenças como Alzheimer e Parkinson podem ser mantidas longe, isso por proteger o sistema nervoso central de anormalidade oxidativo. O Açafrão contém 5-hidroxitriptofano, que ajudam na produção de serotonina, que eleva o humor e diminui os sintomas de depressão.

Os Antioxidantes do Açafrão ajudam na redução do colesterol e triglicérides no organismo. O colesterol e lipoproteínas provocam o acúmulo de gorduras nas artérias, o que causa problemas circulatórios. A Crocetina do Açafrão ajuda na redução dessa lipoproteína no sangue. Ela também ajuda na bombagem de oxigênio o que torna significativamente o sistema circulatório eficiente e remove a placa das artérias.