orelha-de-abano-dra-ana-lucia-lemos

Otoplastia

setembro 01, 2016

A cirurgia consiste em corrigir um defeito na estrutura das orelhas (conhecida como orelha de abano), que é presente desde o nascimento, mas se torna aparente com o desenvolvimento. O procedimento pode tratar também orelhas deformadas por algum tipo de lesão. A otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e ao rosto. Correção de deformidades menores beneficia a aparência e a autoestima.

Pra quem é indicada?
Se orelhas salientes ou desfiguradas incomodam você ou seu filho(a) é possível considerar a cirurgia plástica. São consideradas aptas à cirurgia, crianças saudáveis, a partir dos cinco anos de idade ou mais, cuja cartilagem da orelha já é estável o suficiente para a correção. Estão aptos adultos e adolescentes saudáveis que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização.

Pré-operatório
Para o pré-operatório é extremamente importante seguir as orientações passadas pelo médico. Fazer os exames indicados, parar de fumar no mínimo 30 dias antes da cirurgia e evitar o uso de medicamentos anticoagulantes como aspirina e antiinflamatórios para não ter risco de sangramento. Hidratar-se também é essencial.

OTOPLASTIA-e1450044337277
O Procedimento
Etapa 1 – Anestesia
As opções incluem sedação local e intravenosa ou anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.

Etapa 2 – A incisão
A correção de orelhas em abano usa técnicas cirúrgicas para criar ou aumentar o anti-hélice (apenas dentro da borda da orelha) e para reduzir a cartilagem da concha (a concavidade maior e mais profunda do ouvido externo). As incisões para otoplastia são geralmente feitas atrás da orelha. Quando incisões são necessárias na parte da frente da orelha, as mesmas são feitas nas suas dobras para escondê-las. Internamente, sutura não removível é usada para criar e fixar a cartilagem recém moldada.

Passo 3 – Fechando as incisões
Pontos externos fecham as incisões. As técnicas são individualizadas, tomando cuidado para não deformar as demais estruturas.

Pós-operatório
A otoplastia oferece resultados quase imediatos em casos de orelhas em abano, tão logo os curativos que sustentam o novo formato da orelha sejam removidos. Com a orelha permanentemente posicionada próxima à cabeça, as cicatrizes cirúrgicas são escondidas atrás da orelha ou em suas dobras naturais