Preenchimento Gordura – Ácido Hialurônico

março 06, 2012

Preenchimento Gordura – Ácido HialurônicoMétodos de Preenchimento
O passar dos anos, juntamente com a ação muscular e a lei da gravidade, faz com que a pele fique mais áspera, mais fina e com menos turgor e elasticidade, o que leva à formação de rugas e vincos na face. O preenchimento é a técnica mais recomendada para atenuar o problema, uma vez que suaviza as rugas e proporciona ao paciente um aspecto mais jovem.
Sua execução é simples, pois consiste na injeção de produtos nos sulcos e nas rugas da face. O atua em regiões onde a ação muscular não pode ser tratada com a toxina botulínica (sulco que vai do nariz ao canto da boca) e também é indicado como uma técnica complementar à Toxina Botulínica quando os vincos de expressão são antigos e marcaram excessivamente a pele.

Implante Absorvível – Ácido Hialurônico

São vários os produtos usados no preenchimento, porém o mais recomendado é o ácido hialurônico, substância natural que cria uma matriz elastoviscosa e hidratante, a qual envolve as células, somando volume ao tecido e moldando os contornos da face para o nível de correção desejado.
A faixa etária dos pacientes que utilizam preenchimento com ácido hialurônico para conservação da estética facial é variada.
A correção é temporária, pois o ácido hialurônico se dissolve com o tempo, sendo necessária nova aplicação. Os efeitos colaterais (vermelhidão, inchaço e pouquíssimo desconforto) são raros, mínimos e transitórios.

Procedimentos Pós-aplicação

• Evitar tocar a área tratada nas 6 horas seguintes à aplicação. Após este período pode-se utilizar maquiagem leve e lavar a área suavemente com água e sabão neutro;
• O paciente pode voltar imediatamente às atividades normais após a aplicação, mas no dia da aplicação deve evitar tarefas pesadas;
• Não é recomendado expor a área tratada ao calor ou frio intenso até que o inchaço e a vermelhidão, que duram no máximo dois dias, desapareçam;
• O edema dos lábios pode ser mais demorado (até uma semana) e dar a impressão de estarem desnivelados, mas isso não significa que este é o resultado final;
• O uso de medicamento à base de ácido acetilsalicílico pode causar sangramento no local da injeção.

Gordura
A gordura é indicada em casos de rugas e marcas com depressão mais acentuada, como o sulco nasogeniano (vinco que vai da lateral do nariz ao canto da boca). O material é a gordura do próprio paciente, retirada de outro local.

Não há contra-indicação e a aplicação se dá por meio da lipoaspiração, onde a gordura é retirada de determinada região do organismo, processada e injetada onde é necessária. Pode haver absorção de até 40% do material injetado. O paciente deve evitar se expor ao sol por um mês, aproximadamente.