Queimaduras

março 09, 2012

Queimaduras


A queimadura é uma lesão causada por diferentes agentes como chama, líquidos quentes, sol, objetos quentes, eletricidade ou outros. Pode deixar sequelas como cicatrizes, retrações que limitam o movimento natural das articulações, entre outras coisas.

Classifica-se em graus, sendo o grau 1, o mais superficial, como a queimadura do sol. O grau 2 é aquele que cursa com bolhas, que devem ser rompidas em ambiente hospitalar ou ambulatorial, pelo médico e devem ser aplicados medicamentos locais além do analgésico. O grau 3 é mais profundo, com acometimento do subcutâneo ou músculo e o grau 4,onde as queimaduras acometem até o osso. Todas as queimaduras devem ser avaliadas por um médico em um serviço de saúde.

O médico deve fazer o cálculo de área queimada e instituir as condutas necessárias para cada caso.

No primeiro momento da queimadura, conhecido por fase aguda, trata-se o paciente com medicamentos tópicos degermantes, que sejam eficazes na penetração. Paralelamente a isto, o paciente deverá ser hidratado e se alimentar bem, já que com a queimadura seu metabolismo ficou acelerado. Depois de passada essa fase, o próximo passo é tratar das sequelas que a queimadura deixou. É nesta segunda fase onde entra a cirurgia plástica reparadora.

Enxertos, incisões, zetaplastia e w-plastia e expansores cutâneos são alguns dos procedimentos que envolvem a cirurgia plástica reparadora após queimaduras.