Rinoplastia Cirurgia Plástica do Nariz

março 07, 2012

Rinoplastia – Cirurgia Plástica do NarizO nariz é fundamental para a harmonia e a beleza do rosto e alterações no seu formato podem gerar desequilíbrio entre as unidades estéticas da face e a rinoplastia visa corrigir as desproporções do nariz, é importante que haja diálogo entre o médico e o paciente, para que se exponha todas as possibilidades e se oriente em relação ao tipo de nariz que combina com do paciente. A cirurgia plastica nariz é indicada a partir dos 16 anos, pois antes disso o nariz ainda está em fase de crescimento. A rinoplastia não deixa cicatrizes evidentes.

Procedimento Cirúrgico de Rinoplastia

Durante a cirurgia, os ossos e cartilagem são esculpidos de acordo com as características anatômicas de cada paciente, visando melhorar a harmonia facial. Quase sempre é necessário utilizar enxertos de cartilagem, retirados do próprio nariz, costela ou da orelha, para corrigir as alterações de contorno e fortalecer o esqueleto remanescente.
O resultado é um nariz mais delicado, preservando a função respiratória. A rinoplastia mais completa consiste na remoção da saliência óssea do dorso nasal, afinamento e levantamento da ponta e estreitamento lateral, realizado através de incisões por dentro das narinas. O tempo da internação varia de acordo com a anestesia tomada, que pode ser geral ou local.

Pós-operatório da Rinoplastia

• Costumamos usar um curativo com micropores e aquaplast, material sólido termomoldável utilizado para manter os ossos nasais e as cartilagens na posição desejada por 7 a 14 dias. No caso de abordagem do septo é utilizado um tampão intranasal por 24 a 72 horas;
• Os curativos externos com gazes devem ser trocados conforme a necessidade;
• Dormir com a cabeça ligeiramente elevada, evitando deitar sobre o nariz;
• Para diminuir o inchaço pode-se fazer compressas geladas no local;
• O resultado definitivo da rinoplastia, Sao Paulo, é obtido no período de seis meses a um ano.