brocolis

Sopas Detox

agosto 11, 2016

Você está na lista das pessoas que preparam o corpo para o verão já no inverno, ou daquelas que descobriram agora, que ainda da tempo? Para combater o frio, o corpo costuma consumir mais calorias que nas temperaturas mais quentes, por isso a oportunidade de perder os quilinhos extras é nessa estação. Mas, muito além de emagrecer o importante é alimentar-se adequadamente. Manter uma dieta livre de conservantes, sódio e agrotóxicos é extremamente importante, o alimento que ingerimos é a chave para uma vida saudável.

Se você é antenada em alimentação funcional e saudável já deve ter se deparado com o termo “Detox”. A palavra “Detox” significa, como o próprio nome sugere, uma “desintoxicação” do corpo, isto é, manter uma alimentação saudável e orgânica, livre de agrotóxicos, transgênicos, hormônios, sódio, conservantes e industrializados. Uma dica para o inverno são as sopas detox, que além de alimentarem, fazem bem a saúde e, dependendo dos ingredientes, aceleram mais ainda o metabolismo.

Confira uma receita retirada do Mundo Verde, quem além de não conter nenhum ingrediente de origem animal, ainda vai deixar seu inverno super detox:

[lead_text] OPA DE CASTANHA-DE-CAJU E BRÓCOLIS [/lead_text]

 

1 litro de água fervente
1/2 cebola média picada
2 dentes de alho amassados
1 rodela (1 cm de espessura) de gengibre ralado
2 xícaras (chá) de castanha-de-caju
2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
4 colheres (sopa) de salsa picada
2 xícaras (chá) de brócolis-ninja separado em pequenos buquês
1 colher (sopa) de azeite extravirgem
Sal marinho e pimenta-do-reino moída a gosto
8 colheres (sopa) de quinoa cozida (opcional)

Em uma panela funda, coloque a água, a cebola, o alho, o gengibre, a castanha-de-caju, o vinagre, a salsa, o sal e a pimenta. Leve ao fogo e deixe ferver. Adicione o brócolis e cozinhe por 2 minutos ou até que os buquês fiquem macios. Espere amornar e bata no liquidificador até que fique uma mistura homogênea. Junte o azeite, bata mais um pouco e ajuste o sal. Aqueça novamente e adicione a quinoa cozida (opcional). Congele as porções que não forem consumidas.