feac43_fd04b1a79a8b4a128f4c383db5911465

Superstições de ano novo

dezembro 15, 2016

Pular as sete ondinhas, guardar semente de romã na carteira, são muitas as simpatias para quem deseja e acredita num próximo ano cheio de realizações e fartura, mas, você já pensou em analisar os benefícios ( ou não) que as superstições podem trazer? Pensando em esclarecer algumas opções a Clínica Lintz separou alguns alimentos típicos da data para você conferir benefícios e fazer escolhas saudáveis na virada do ano.

Romã – A simpatia diz que se você chupar sete romãs à meia-noite e guardar as sementes na carteira você vai garantir fartura, algumas regiões também acreditam no seu poder de fertilização.

Benefícios da Romã- As Romãs são um excelente fonte de antioxidante (três vezes mais que o vinho e o chá-verde), anti-virais e anti-tumorais é rico em vitaminas A, C , E e Ácido Fólico.
A Romã melhora o fluxo sanguíneo, ajuda na digestão, sintomas de depressão e auxilia no controle de envelhecimento, mantendo a pele jovem por mais tempo.

Lentilha – O alimento está muito associado a dinheiro, por lembrarem mini moedinhas, comer lentilha na ceia de ano novo é um costume comum em toda a américa do sul. O costume de comer lentilhas na noite da passagem de ano é comum não só no Brasil, mas também em outros países da América do Sul. O hábito tem origem italiana, tendo sido trazido ao Brasil pelos imigrantes.

receita-de-lentilha-simples

Benefícios da Lentilha – A Lentilha têm fibras insolúveis que diminuem a absorção de gorduras, o que ajuda a diminuir o colesterol ruim e regula o intestino. A Lentilha é ótima para as mulheres, contém uma substância chamada de lignanas, que tem uma ação semelhante aos hormônios femininos como os estrogênios que ajudam a diminuir os sintomas de TPM. Muito rico em ferro e antioxidantes ela auxilia no combate ao câncer.

Vinho/Uva – Nas religiões cristãs, o vinho é considerado sabedoria e vida e por serem feitos com uvas, acredita-se que traz sorte e prosperidade para o novo ano.. A tradição começou na espanha quando houve uma grande produção da fruta. A ideia é comer 12 uvas à meia-noite, uma para cada batida do relógio cada uma representa o mês do próximo ano e o sabor vai representar, quanto mais doce e saborosa, melhor o mês.

uva-copertina-cesto-copia

Benefícios da Uva: As uvas são ricas em antioxidantes que ajudam não somente na redução do processo de oxidação do mau colesterol, resveratrol e quercetina são os flavonóides, que atuam como poderosos antioxidantes que previnem doenças como o câncer e inibindo os danos que podem ser provocados por radicais livres, limpando assim as toxinas do sangue. Além disso, o resveratrol reduz as atividades de um hormônio conhecido como angiotensina, que pode aumentar a pressão arterial, reduzindo a largura das paredes das artérias.

Não comer aves: Essa é uma das superstições mais seguidas para a ceia, pois, acredita-se que traz má sorte comer animais que ciscam para trás, por isso tradicionalmente optam pelo porco ou peixe.

O que escolher – É claro que ano novo é uma festa e a dieta fica sempre em segundo plano, mas pra quem não quer abusar das calorias e poupá-las para uma sobremesa ou um drink é preferível escolher o peixe. A carne de porco possui muita gordura e além de mais calórica acaba pesando no estômago.